7 de maio de 2013

Promovendo a ampliação do diagnóstico para o HIV - 2013


Promovendo a ampliação do diagnóstico para o HIV - 2013
Objetivo Geral: Ampliar o diagnóstico precoce para o HIV à populações de baixa renda em 104 municípios do Brasil através da atuação dos agentes que compõe a Rede da Pastoral da Aids em vista da diminuição do número de óbitos por Aids, e do decréscimo no número de novas infecções por HIV.
Objetivos Específicos: Qualificar as equipes da Pastoral da Aids de 104 municípios com maior incidência de Aids;
  1. Realizar, anualmente, a campanha da Vigília pelos mortos de Aids, focando todas as atividades do evento no incentivo ao diagnóstico precoce do público atingido pela igreja católica;
  2. Promover, anualmente, a campanha do dia Mundial de Luta contra a Aids, focando as intervenções realizadas nas áreas de concentração de pessoas (praças, terminais rodoferroviários etc) nas 104 cidades abrangidas pelo projeto para que elas sejam informadas sobre as vantagens do diagnóstico precoce e busquem o teste nos serviços de saúde;
  3. Proporcionar acesso às informações sobre o diagnóstico do HIV para as populações em situação de pobreza, com intervenções personalizadas.

Metodologia: As atividades desenvolvidas no projeto visam a ampliação do diagnóstico precoce para o HIV através das ações da rede de agentes da Pastoral da Aids que está conformada em 104 municípios.

Esta rede é baseada nos seguintes princípios:
  1.  Respeito às diversidades regionais e as particularidades locais;
  2.  Promoção de ações articuladas e integradas;
  3.  Compromisso de agentes e lideranças da Igreja;
 Implementação de atividades que ampliam a contribuição da Igreja no controle da epidemia da Aids;

Metodologia: Para que isso aconteça o projeto se realizará em quatro movimentos complementares:

  1. Articulação e animação da equipe de coordenadores regionais;
  2. Formação continuada de facilitadores que repassarão as informações e a metodologia para os agentes de base;
  3. Desenvolvimento das campanhas que sensibilizam para a realidade da epidemia, orientam para a importância do diagnóstico precoce e incentivam as populações mais vulneráveis a buscar o serviço de testagem na rede publica de saúde;
  4. Monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas nas 104 dioceses através do registro das atividades do contato com coordenadores regionais e equipe de coordenação do projeto para aprimorar e qualificar as intervenções nos sucessivos eventos e no desenvolvimento da Rede da Pastoral da Aids.
Nos encontros dos Regionais onde a Pastoral da aids atua serão escolhidos os 104 municípios e os eventos de massa onde serão desenvolvidas as ações do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário